Como fortalecer a imunidade com óleos essenciais

Como fortalecer a imunidade com óleos essenciais

Os dados sobre o coronavírus revelam que o Brasil alcançou o pior momento desde o início da pandemia, no mês de março.  Por isso, mais do que nunca, melhorar a imunidade é fundamental. “Já está cientificamente comprovado que podemos ajudar nosso organismo a se preparar para combater vírus e outros agentes causadores de doenças. Assim, além dos cuidados com a alimentação e a prática regular de exercícios físicos, podemos usar suplementação e até óleos essenciais para fortalecer o nosso sistema imune”, explica a nutricionista e especialista em fitoterapia Angela Federau.  

O que são e para que servem os óleos essenciais?  

Os óleos essenciais são substâncias produzidas a partir da extração de ativos químicos de plantas. Essas substâncias super concentradas agem diretamente no sistema límbico, a mesma região do cérebro ligada às emoções. “As emoções estão relacionadas diretamente à nossa imunidade. Dessa forma, os óleos  essenciais trazem inúmeros benefícios para mente e corpo, principalmente por meio de suas atividades biológicas”, completa Angela.

A nutricionista listou 6 óleos essenciais que você encontra na Flor de Aroeira e têm propriedades que ajudam a melhorar o sistema imune.

Óleo essencial de canela

O óleo essencial de casca de canela é muito conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais. “Esse óleo não aumenta a imunidade propriamente dita, porém ajuda a manter o ambiente livre de vírus”, ressalta Angela.  A dica é usá-lo no difusor em toda a casa e no spray de limpeza de superfícies. 

Para isso, basta adicionar 20 gotas a um borrifador de água, agitar bem e borrifar superfícies como maçanetas, bancadas, geladeira, pias, pisos, por exemplo. Após aplicar deixe descansar por 5 minutos antes de limpar. “Borrifar essa mistura é importante, pois, quanto menos germes seu corpo tiver que lidar enquanto estiver doente, mais rápida será a recuperação. Outro ponto importante dessa limpeza é que evita que outras pessoas da casa fiquem doentes ao mesmo tempo, o que também ajuda no controle da imunidade”, pondera.

Óleo essencial de cravo

O óleo essencial de cravo é uma das substâncias mais antioxidantes encontradas na natureza, por isso, é muito importante para a manutenção da saúde bucal. Devido às suas fortes propriedades antibacterianas, antivirais e anti-inflamatórias, esse óleo essencial pode ser um ótimo complemento para o gargarejo caseiro em casos de resfriados e gripes.

Para preparar o gargarejo, adicione 1 ou 2 gotas de óleo de cravo em uma colher de chá de sal marinho e misture em água morna.  Além de aumentar a imunidade, o cravo também ajuda a entorpecer e a aliviar a dor de garganta.  

Óleo essencial de eucalipto

Grande aliado da saúde respiratória, o óleo essencial de eucalipto é um excelente anticongestionante. Além disso, possui propriedades antioxidantes e sua essência refrescante age como um poderoso anti-inflamatório para os pulmões. 

“O óleo pode ser usado como transportador em uma massagem no peito para suportar a respiração normal. Também é muito revigorante colocar 1 gota nas mãos, esfregá-las, colocar as mãos sobre o nariz e a boca e respirar”, ensina Angela Federau. 

Ainda é possível aumentar a imunidade com óleos desintoxicantes de eucalipto combinando-o com outros óleos como limão, hortelã-pimenta ou lavanda. A combinação desses óleos aumentam a imunidade e são ótimos para difundir e apoiar o sistema respiratório. Outra dica é adicionar algumas gotas de óleo essencial de eucalipto ao spray de ambiente e borrifar pela casa.  

Óleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda ajuda no controle das emoções, por meio do relaxamento.  Geralmente, esse óleo é usado no tratamento de enxaquecas, dores de cabeça, ansiedade, depressão, tensão nervosa e estresse emocional. “Controlar toda essa tensão é excelente para o sistema imune. Além disso, a lavanda pode proporcionar um sono de qualidade. Dormir é fundamental para que o organismo funcione corretamente e é determinante para melhorar a atividade mental”, ressalta Angela. 

Para sentir as propriedades relaxantes da lavanda, coloque duas gotas do óleo nas solas dos pés antes de dormir ou borrife um pouco de óleo de lavanda em sua roupa de cama e no quarto antes de deitar.

Óleo essencial de limão

Outra maneira de fortalecer o sistema imune é por meio do sistema linfático, pois uma de suas funções é a proteção de células imunes. O óleo essencial de limão é um fantástico tônico linfático, ou seja, ajuda o corpo a remover as toxinas das células do corpo durante o período de convalescimento.

“Uma ótima maneira de estimular a drenagem linfática é diluir 2 ou 3 gotas de óleo essencial de limão em 1 colher de chá de óleo de coco e aplicar na parte de trás do pescoço quando a pessoa estiver doente. Outra estratégia é utilizá-lo junto com óleo de amêndoas em uma massagem corporal”, indica a nutricionista especialista em fitoterapia. 

Óleo essencial de orégano

Devido ao seu alto teor de carvacrol e timol, o óleo essencial de orégano é considerado um antibiótico natural.  Por isso, é muito usado para tratar diferentes tipos de gripe. “Uma maneira comum de usar o óleo de orégano é diluir algumas gotas de óleo de coco e esfregar as solas dos pés antes de colocar meias quentes. Essa manobra ajuda a esquentar o corpo e ameniza os sintomas de gripes e resfriados”, finaliza a nutricionista. 

“Os óleos essenciais são alternativas que podem estimular o sistema imune ou aliviar alguns sintomas, porém não podem, de maneira alguma, ser entendidos como tratamento precoce ou substituto para qualquer doença. Dessa forma, em caso de suspeita de COVID-19 ou outra doença, procure imediatamente um médico”, adverte Angela Federau.

Sobre a Flor de Aroeira 

A Flor de Aroeira é uma loja de cosméticos orgânicos, naturais e veganos, que oferece a maior e melhor seleção de produtos para cuidar da beleza de forma saudável e sustentável.  A loja, localizada no Shopping Itália, busca estabelecer parcerias com marcas que trabalham com produtos não testados em animais e livres de substâncias nocivas, como sulfatos, parabenos e petrolatos. Além disso, a Flor de Aroeira dá preferência para empresas locais de pequeno porte, fomentando o empreendedorismo. Mas,  também trabalha com marcas consolidadas no mercado nacional e internacional, certificadas pelos órgãos IDB E ECOCERT.

A aroeira é uma árvore de troncos fortes, copa larga e flores pequenas e delicadas. Seu fruto é a pimenta-rosa, saborosa, versátil e cheia de benefícios, muito usada na alimentação, em cuidados com a saúde e na produção de cosméticos.

Flor de Aroeira Cosméticos 

Telefone: (41) 99270-0409

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 630 – Loja 80-V – Shopping Itália – Centro – CEP: 80010-010www.flordearoeira.com.br
www.flordearoeira.blog.br
www.instagram.com/flordearoeiracosmeticos
www.facebook.com/flordearoeiracosmeticos

Deixe um comentário